sábado, 19 de junho de 2021

Desabafos de uma mãe no século XXI

Tenho 31 anos. 

Me matei nos estudos, como era de se esperar. 

Alcancei realização e estabilidade profissionais, como era de se esperar. 

Badalei e curti adoidado, sem deixar de fazer quase nada que tive vontade, muito bem obrigada.

Encontrei o amor da minha vida e hoje posso dizer que reconheço meus mecanismos internos para trabalhar a melhora em mim sempre que a vida pede.

Agora sou mãe. Podem me deixar em paz, só um pouquinho?

..

.

Para exercer a maternidade a mulher precisa estar em um momento onde possa ser interrompida, porque ser mãe requer entrega completa e um tipo de doação tão profunda que exige que seu potinho esteja cheio. Bem cheio.

Ser mãe é mais que conciliar o tempo da rotina, da mulher, é conciliar seu tempo no mundo, gerenciar a nova fase onde você interrompe todas as suas outras mulheres e vai ser mãe. E tá tudo certo. Se observarmos outras fêmeas no mundo animal é isso o que a gente vai ver.

E qual é o problema em interromper os planos e as expectativas sociais?

O problema é justamente esse: a maravilhosa capacidade de racionalizar do ser humano. 

A humana é racional demais pra aceitar ser guiada pelo instinto. E as outras humanas ao redor ao invés de construir uma rede de apoio (como o caso das leoas, por exemplo) pra que aquela mãe possa exercer a maternidade da maneira que acredita, focam nas  listas e receitas de como fazer e não fazer.

"Se ele dormir na sua cama você não terá mais paz"

"Dá logo a chupeta para ele não ficar te sugando"

"Deixa chorar, está muito mimado"

E tantos outros palpites de uma sociedade que cria para a independência, para o mercado de trabalho. Viva o capitalismo! Eeeeee...

Como se saúde emocional fosse sinônimo de condicionamento à solidão. Ou qualquer coisa do tipo...

.

Ninguém aguenta ver uma mulher sendo mãe já que o foco deveria ser na mulher bem sucedida, profissional, intelectual, ou em como anda sua vida social, sua liberdade, suas desconstruções, seu corpo, sua poupança, seus planos para o futuro, etc, etc, etc... 

Mas mãe?

Acontece é que as mulheres que nos julgam tanto também não conseguiram exercer suas maternidades da maneira como acreditavam, pois haviam receitas de como fazer um seus épocas também.

Portanto, reflitam sobre isso.

Parem de se importar com os comentários alheios.

E não julguem quem faz escolhas diferentes das suas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário